Dicas

CUIDADOS NA LIMPEZA E CONSERVAÇÃO DAS ESQUADRIAS

 

Recomendações úteis para limpeza no final da obra e manutenção periódica pelo consumidor final.

 

• Para a limpeza das esquadrias de alumínio pintadas ou anodizadas, recomenda-se a utilização de detergente neutro a 5% dissolvido com água e aplicado com esponja macia, desaconselhando-se a utilização de ferramentas e materiais abrasivos, bem como uso de solventes pois podem danificar a pintura. Ao final da obra deve-se ter muito cuidado para a remoção de respingos de argamassa, não esfregar o lugar afetado e sim amolecer o cimento com ácido orgânico a 30% dissolvido em água e ir posteriormente esfarelando o resíduo da argamassa com os dedos, com luva de látex, somente no lugar afetado. Para remover respingos de tinta látex, utilizar flanela umedecida com álcool a 98%, pois o álcool remove a tinta e não agride a tinta poliéster ou anodização da esquadria. 

Periodicidade de limpeza: A limpeza das esquadrias deve ser feita a cada 12 meses em ambiente urbano ou rural (média/baixa agrassividade) e a cada 03 meses quando utilizadas em ambiente industrial e marítimo (alta agressividade).,

• Nas janelas e portas de correr, limpar os trilhos inferiores constantemente, para evitar o acúmulo de poeira e a formação de crostas de difícil remoção e que comprometem na vida útil das roldanas exigindo troca precoce. Os cantos de difícil acesso devem ser limpos com auxílio de pincel com cerdas macias. 

• Nunca utilizar nas esquadrias produtos que contenham saponáceos ou detergentes, ou outros produtos abrasivos ou ainda derivados de petróleo, nem sequer esponjas de aço. 

• Quanto à lubrificações, as articulações e roldanas trabalham sobre uma camada de nylon auto lubrificante, dispensando o uso de óleos ou graxas. 

• Não remova, em hipótese alguma, as borrachas, escovas e massas de vedação. Isso poderá ocasionar infiltrações. Os caixilhos devem abrir e fechar suavemente, com pequeno atrito das escovas de vedação, sendo que os fechos ou trincos, não devem ser forçados para o fechamento. 

• Para remover arranhões ou manchas, utilizar cera de polir automotiva. Se persistirem, utilizar cera de polir nº 2. 

 

OBS: Caso não sejam cumpridas as recomendações acima, o consumidor corre o risco de perder a garantia dos produtos. 

Voltar ao topo